Pages

9 de set. de 2008

Stephenie Meyer fala sobre o vazamento de MS.

28/08/2008

Como alguns de vocês devem ter ouvido, meu rascunho parcial de MidnightSun foi ilegalmente postado na Internet e desde estão foi violentamentedistribuído sem meu conhecimento ou permissão ou conhecimento ou permissão daminha editora.

Eu tenho uma boa idéia de como o vazamento aconteceu por haver pouquíssimascópias de Midnight Sun que saíram de minha posse e cada um era único. Deacordo com pequenas mudanças que eu fiz no manuscrito em momentos diferentes,eu posso dizer quando cada um deixou as minhas mãos e para quem foram dadas. Omanuscrito que foi ilegalmente distribuído na Internet foi dado individualmenteem confiança para bons propósitos. Não tenho comentários sobre isso assim comoacredito que não houve intenções maliciosas com a distribuição inicial.

Não queria que meus leitores experimentassem Midnight Sun antes de complete,editado e publicado. Eu acho que isto é importante que para todos entenderemque o que aconteceu foi uma grande violação dos meus direitos como autora, semmencionar a mim como ser humano. Como autora da Twilight Saga, eu controlo o copyright e concerne ao dono do copyrightdecidem quando os livros devem ser feitos públicos; o que é igual para músicos ecineastas. Só porque alguém compra um livro ou filme ou música, ou faz um downloadna Internet, isso não quer dizer que eles possuem o direito de reproduzir ou distribuirisso. Infelizmente, é fácil para as pessoas obterem e dividirem itens que não lhespertencem legalmente. Não importa como isso é feito, isso é desonesto. Essa foiuma experiência bastante aborrecida para mim, mas espero que isso ao menos deixemeus fãs com um melhor entendimento de copyright e a importância do controle artístico.

Então onde isso deixa Midnight Sun? Meu primeiro sentimento foi deque não havia como continuar. Escrever não é como matemática; na matemática,dois mais dois é igual a quarto não importa em que humor você esteja. Com aescrita, a maneira como você se sente muda tudo. Escrevendo, o jeito que vocêse sente muda tudo. Se eu tentasse escrever Midnight Sun agora, com omeu atual estado mental, James provavelmente venceria e todos os Cullensmorreriam, o que não se encaixa com a história original. Em todo o caso, eu mesinto triste demais pelo que houve para continuar trabalhando em MidnightSun, e isso ficará assim indefinidamente.....
Eu preferia que meus fãs não lessem essa ver são de Midnight Sun. Issofoi apenas um rascunho incompleto; o texto está bagunçado, falho e cheio deerros. Mas como falo sobre violação de direitos de copyright sem direcionar aspessoas a procurarem pelo conteúdo ilegal? Me levou um tempo para decidir comoe se eu poderia responder. Mas para terminar a confusão, eu decide fazer oarquivo disponível aqui.Deste modo, meus leitores não terão que se sentir como se tivessem que fazer umsaccrifício para se manteres honestos. Espero que este fragmento dê a vocês idéiassobre a mente de Edward e adicione uma nova dimensão da história de Twilight. Isso foi o que me inspirou aescrever isto, em primeiro lugar.

Gostaria de pegar um momento pra agradecer os maravilhosos fãs que têm sidotão apoiadores a mim nos últimos três anos. Não poderia começar a contar oquanto isso significa para mim. Eu apenas espero que esta nota pare a confusãoe a especulação online de forma que o universo Twilight possa, mais uma vez, se tornar uma feliz escapatória comosempre foi. Depois desse ano incrivelmente ocupado, estou me focando em passarmais tempo com a minha família e trabalhar em outros projetos de escrita.
--Stephenie
SOURCE: www.stepheniemeyer.com

0 opiniões: